GESTÃO EMPRESARIAL
CONSULTORIA E ASSESSORIA FINANCEIRA, CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
CONSULTORIA E ASSESSORIA FINANCEIRA, CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
Uma consultoria empresarial é importante para alavancar os negócios e alcançar melhores resultados. Trata-se de uma orientação para uma gestão eficiente e competitiva, de modo a melhorar a produtividade, o crescimento e a tomada de decisão.
Uma das principais vantagens é que o consultor traz um olhar externo à empresa e, desse modo, enxerga o que o gestor não pode ver por estar diretamente envolvido. Uma consequência natural do processo de Consultoria quando levado adiante, é a realização de um planejamento estratégico da empresa. Um olhar externo composto com a visão interna, permite enxergar as potencialidades da empresa no mercado em que atua, possíveis ameaças, e com sugestões de mudanças de rota para se atingir os objetivos implícitos, que nem sempre estão explícitos para a equipe de gestão.
Este processo faz toda a diferença, principalmente quando a empresa enfrenta um momento de crise, em que é necessário rever processos e criar novas estratégias de crescimento.
A consultoria é um serviço com o propósito de levantar as necessidades de sua empresa, identificar soluções e recomendar ações de melhoria através de uma ferramenta chamada diagnóstico”, diz Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Em outras palavras, a consultoria antecipa o conhecimento, que apenas seria adquirido por seus gestores somente ao longo dos anos, e acelera o processo de ocupação de espaços, possibilita o crescimento estruturado e sustentável e traz para dentro da empresa, a visão da meritocracia aplicada aos gestores e equipes, gerando novas possibilidades e benefícios à empresa.
Certo é, que as correções de rotas aliados ao bom planejamento e crescimento estruturado, trazem perenidade aos negócios.
No mundo empresarial só se colhe frutos quando se alia oportunidade ao conhecimento, planejamento, trabalho e meritocracia. Tudo isto só é possível de se concretizar com ética, responsabilidade e grande material humano. Sem respeito ao ser humano, nada se faz.
A falta de um planejamento financeiro a longo prazo é o principal motivo de ocorrência de dificuldades e falências de empresas, e estão totalmente ligados à falta de um planejamento estratégico da organização. Conhecer as características do mercado onde a empresa está inserida, sazonalidades de vendas, orçamento de vendas e conhecer a capacidade da equipe de gestão em realizar as metas de vendas, é o que permite fazer um planejamento financeiro ‘pé no chão’. E como já dissemos, um planejamento financeiro traz o conhecimento do Fluxo de Recebimentos e Pagamentos da empresa, o famoso Fluxo de Caixa, ou Cash Flow. Os benefícios imediatos de se realizar um bom planejamento financeiro, é demonstrar a:
Gestão Financeira e de equipes
É notório, no Brasil, que o alto nível de tributação sobre pessoas físicas e empresas chega a inviabilizar negócios. Por vezes, empresas chegam a quebrar com elevadas dívidas fiscais, e nem contínuas renegociações de pagamentos dos tributos bastam para resolver o problema. É possível diminuir os encargos tributários de forma legal, efetuando o que chamamos de planejamento tributário, entendendo e aderindo ao regime que mais se adequa ao seu negócio, seja no ramo de prestação de serviços, comércio ou industrial.
Muitos empresários ainda sentem receio em contratar uma Consultoria, por entenderem que simplesmente não conseguem implementar as mudanças indicadas ou que não conseguem obter resultados palpáveis no processo. Sempre que se faz um Planejamento Estratégico de grande abrangência na empresa, com objetivos e metas, é necessário ter um acompanhamento. Apresentando relatórios com resultados mensais, sempre comparado às metas traçadas no Plano Estratégico, focando em oportunidades, resultados e planos de ação até o final daquele ciclo específico para o qual as metas foram traçadas. Desta forma, a Consultoria deixa de ser apenas uma prestação de serviço para ser também um processo de educação empresarial. Adiante, os próprios gestores poderão planejar e executar o que aprenderam no processo de Consultoria Empresarial.
Reestruturação e renegociação de dívidas junto à bancos e fornecedores – reorganização da capacidade de pagamentos e endividamento.
Auxílio em captação de recursos ($$) junto à instituições financeiras, para investimentos em máquinas e equipamentos, aquisição e ampliação de plantas industriais e elaboração de projetos de viabilidade econômica destes investimentos, que favorecem à obtenção do financiamento.