Também conhecida como outsourcing, a terceirização contábil ocorre quando uma empresa opta pela contratação de um contador autônomo, ou empresa de contabilidade em vez de contar com um profissional atuando diretamente pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Em 2017, entrou em vigor a Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/17), e tanto a terceirização da atividade-meio (não ligada à finalidade do negócio) quanto a atividade-fim (atividade principal) podem ser terceirizadas. Portanto, qualquer empresa está apta para optar pela terceirização contábil.
Ajuda a empresa a manter o foco.
Ao saber que as questões contábeis estão nas mãos de profissionais capacitados, atualizados e experientes, os gestores poderão se concentrar em suas atividades principais, que estão relacionadas à administração do negócio, dando continuidade ao desenvolvimento da empresa no mercado.
Os contadores terceirizados prestam serviços para mais de uma empresa simultaneamente, enfrentando diferentes desafios e passando por vivências diariamente. Isso faz com que adquiram mais experiência que os contadores que apenas trabalham com contratação direta.
Dessa forma, é possível garantir um conhecimento prático mais aprofundado aos profissionais, contribuindo para que saibam solucionar uma maior quantidade de problemas e situações.
Constantemente surgem novidades nas leis tributárias e fiscais, como também as regras contábeis passam por várias adequações. As normas em vigor do dia hoje podem não ser as mesmas de ontem — o que reforça a necessidade de atualização constante.
Alguns exemplos foram as mudanças trazidas pela Lei Complementar n.º 155, que trata dos valores das faixas de faturamento, limites das receitas brutas e regras para negociar dívidas para as empresas optantes do Simples Nacional.
Os contadores também devem se manter em dia com novos cursos e especializações, e quanto mais conhecimento adquirirem, melhores serão seus serviços prestados.
Como na terceirização o encargo de se especializar é de interesse dos profissionais, eles estão sempre se capacitando e melhorando seus conhecimentos.
Diferentemente da contratação direta, quem opta pela terceirização do serviço não arca com encargos e passivos trabalhistas dos contadores, pois paga somente o valor estipulado com a contratada. Além disso, boas empresas de contabilidade utilizam softwares de gestão com computação em nuvem, maximizando a economia de custos.
Com a redução de custos, adequação à legislação fiscal e tributária, foco no desenvolvimento e com o auxílio de profissionais capacitados, a sua empresa conseguirá manter seus preços competitivos e elaborar bons planejamentos estratégicos.
Todos esses elementos garantirão diferenciais competitivos à empresa, possibilitando obter bom faturamento mesmo em cenários pessimistas ou durante crises econômicas generalizadas.
A terceirização contábil é uma modalidade de contratação que fornece vantagens irrecusáveis às empresas contratantes. Porém, é graças ao uso de plataformas de gestão que os benefícios podem ser aproveitados em sua integridade.
Utilizar serviços de qualidade, no conceito de Condomínio (dividindo os custos)
Enfim, o conceito de condomínio, onde várias pessoas utilizam o mesmo espaço e dividem os custos, se aplica perfeitamente ao conceito de Terceirização da Contabilidade, com inúmeras vantagens. Todos os aspectos de segurança de dados e informações, especificidades do negócio, confidencialidade, etc., podem ser tratados e previstos em contrato de modo a garantir vantagens às empresas, que optarem por esta modalidade de contratação.